Um fim-de-semana [prolongado] em Amesterdão

Por 14.4.15 ,

Já há algum tempo que falávamos em voltar a Amesterdão, cidade que ambos conhecíamos e à qual tínhamos imensa vontade de voltar. Aproveitámos a altura da Páscoa e aí fomos nós passar quase quatro dias à capital holandesa (o quarto dia só deu para um bom pequeno almoço e para a viagem).
É muito bom voltar a sítios que já conhecemos, porque aquela pressão (absolutamente parva) de cumprir planos a todo o custo desaparece e podemos desfrutar verdadeiramente da cidade. Assim foi. Partilhamos convosco alguns dos sítios que fomos e que valeram a pena, para além dos pontos habituais e mais turísticos da cidade.

Foam
O Foam Photography Museum, para todos os efeitos, faz parte do roteiro turístico, apesar de não ser um clássico como os museus da Museumplein. Para nós, vale sempre a pena a visita. A entrada custa 10€ e costumam haver sempre exposições interessantes. Desta vez encontrámos algumas que nos deixaram mesmo a pensar: To Photograph the Details of a Dark Horse in Low Light de Adam Broomberg e Oliver Chanarin; Find a Fallen Star de Regine Petersen e Shining in Absence, uma homenagem a Frido Troost de Erik Kessels.



YellowKorner
Uma galeria com um conceito interessante: tornar os fotógrafos independentes mais acessíveis ao consumidor comum, sem deixar de haver alguma exclusividade, ou seja, em vez de uma cópia de uma fotografia ser vendida por um valor muito alto, reproduz-se essa mesma fotografia um número limitado de vezes (500 exemplares, por exemplo) e essas cópias vão ser espalhadas pelas várias galerias em diferentes cidades do mundo e vendidas a um valor mais baixo, tornando-se assim mais acessíveis a mais pessoas. Vale a pena espreitar o catálogo de artistas.


Concerto
É o paraíso dos melómanos. Um bocadinho de todos os formatos - vinil, CD, cassetes - e de todas as épocas - dos clássicos aos álbuns acabados de sair - esta loja é uma perdição. O desafio é conseguir sair de lá sem trazer alguma coisa (desafio que não conseguimos superar).

STACH food e Marqt
Ficam os dois juntos, porque o conceito é semelhante. São duas lojas de conveniência, pequenos supermercados de rua, cheios de produtos super apetecíveis. Produtos biológicos, de comércio justo, alguns mais saudáveis do que outros, mas onde o mote é haver uma alternativa diversificada em relação aos supermercados comuns. Ainda bem que foram só três dias, se não ia ser uma desgraça.



Goodies
Um café-restaurante muito bom, situado no bairro das 9 straatjes (9 streets), um bairro cheio de lojas e serviços muito criativos e originais. Vale bem a pena andar por lá, há coisas inspiradoras a cada esquina.

Bagels & Beans (Waterlooplein)
Como o nome indica, se quiserem comer um delicioso bagel, este é o sítio. Não notámos diferença nenhuma para os de Nova Iorque. Há vários Bagels & Beans espalhados pela cidade mas este, por ficar dentro da livraria Scheltemam é bem sossegado e podemos sempre aproveitar para espreitar os livros, nomeadamente os de fotografia, que ficam mesmo ao lado do café.



Petit Gâteaux
Encontramos este sítio por mero acaso (fruto de uma troca de moradas), mas obrigada, destino! Que pequeno almoço divinal. Nunca scones e brioches foram tão saborosos na vida. Mesmo! (E olhem que nós somos mais amantes de salgados do que de doces, por isso, é à confiança.) Infelizmente, não tivemos barriga para os pequenos bolinhos que enchiam a montra, todos com um ar delicioso. Fica para a próxima!

FEBO
Este é um ponto obrigatório, apesar de eu ter vivido 6 meses em Amesterdão e nunca ter tido coragem para me aventurar e comer um croquete que sai de um mini forno embutido numa parede (soa a suspeito, não?) Só tinha provado os famosos croquetes Van Dobben, mas desta vez, com um amigo que também já lá tinha vivido e percebia do assunto, lá me aventurei e diga-se de passagem que ainda bem que nunca tinha provado antes. É tão bom! E viciante, claro. Quem é que só come um croquete de cada vez? Já sabem, quando virem um deste forninhos, experimentem :) E também há uma espécie de rissois recheados com queijo, hmmm.

Soube-nos muito bem este fim-de-semana cheio de passeios e coisas bonitas para ver e absorver.

0 comentários