Cursos online grátis para (quase) todos os gostos

Por 18.3.15 ,

Sempre tive curiosidade em experimentar cursos online. A ideia de aprender sem sair de casa, para quem tem outros afazeres durante o dia e algum tempo livre à noite, é muito atractiva. E se forem totalmente grátis, ainda melhor! Foram estas as motivações para procurar um tema do meu interesse na plataforma de cursos online Coursera e começar o desafio que durou 3 semanas. O tema escolhido foi sobre produção musical, mais especificamente iniciação ao Ableton Live que, para quem não sabe, é um dos programas mais usados hoje em dia para criar música. Na descrição do curso falava numa média de trabalho de 4-6 horas por semana, o que me pareceu razoável para uma primeira experiência. A comunicação da plataforma é excelente, não havendo grande espaço para possíveis dúvidas sobre o desenrolar dos temas e prazos para fazer as aulas, que são compostas por vídeos que normalmente não duram mais de 15min, pequenos questionários e um trabalho semanal para ser avaliado pelos nossos colegas. Aqui reside a grande questão, terão competência para avaliarem o meu trabalho? Não é a situação ideal, mas é baseada no principio que todos os que decidem avançar para estes cursos têm um prazer genuíno em aprender e tirar o máximo proveito desta fonte de conhecimento. Ainda que me pareça que pode ter tudo para correr mal, as avaliações de que fui alvo no decorrer do curso, pareceram-me quase sempre justas e razoáveis. Ainda para mais, avaliar música é sempre subjectivo.
Existem dezenas de cursos que abrangem os mais diversos temas, por isso, se têm vontade de aprender e disposição para perder algum tempo a preparar trabalhos semanais e estudar, considero que o Coursera é uma excelente sugestão para começar.

0 comentários