O mistério da mudança de hora

Por 27.10.11

Então parece que de sábado para domingo muda a hora. Mas atrasa ou adianta? Todos sabemos a resposta, não sabemos? Sabemos, pois. Isto porque, finalmente, os jornais já começaram a dar a notícia, porque ainda há umas semanas estava num almoço e surgiram muitas dúvidas. Porque de repente começamos todos a falar e quem tinha certezas ficou com dúvidas. E porquê? Porque (por incrível que pareça) há argumentos a favor das duas alterações: atrasa, que é para não escurecer tão cedo, mas depois de manhã também está mais escuro para os meninos se levantarem e irem para a escola. Ah, então adianta, porque assim resolve-se esses problemas do escurecer mais cedo. Mas espera, na Primavera já se fez isso, não pode ser.

(pausa para reflexão > olhar vazio > grande confusão)

Finalmente hoje, dia 27 de Outubro de 2011, há um vídeo que faz desaparecer por completo todas as dúvidas parvas que podiam existir (que já podiam ter desaparecido se o assunto tivesse sido motivo de alguma atenção). Na Primavera a hora adianta porque precisamos tanto de luz e de sol, que queremos aproveitar o máximo de horas de claridade que pudermos e no Outono volta tudo ao normal, ou seja, claro que se atrasa a hora (não se ia adiantar duas vezes, não é?). E isso de ficar muito escuro para os meninos se levantarem... quer dizer, já temos um bónus no Verão, não pode ser sempre.

Vejam lá o vídeo, que é bem divertido e explica isto muito bem (isto, e mais factos relacionados com esta mudança de hora).




Nota: Ok, agora sinto-me estúpida. Não consigo perceber como é que fiz tantas vezes esta confusão com uma coisa tão simples (e lógica).

6 comentários

  1. Epá, o deitados está a tentar roubar clientes ao Borda d'Água. Eu quando era pequenino também tinha essa dúvida.

    ResponderEliminar
  2. hum, eu ouvi dizer (de fonte segura, claro) que também já chegaste a sentir umas pequenas dúvidas em relação a este assunto.

    ResponderEliminar
  3. Só pode ter sido por influências de terceiros (álcool por exemplo)

    ResponderEliminar
  4. ahaha.

    olha, digo-te mais: quem nunca teve dúvidas se o relógio adianta ou atrasa que atire a primeira pedra.

    ResponderEliminar
  5. Ainda não vi o vídeo (vejo quando chegar a casa) mas de facto, é um dilema que me persegue há anos.
    E devo dizer que não anseio por deitar-me de noite e levar a miúda de noite (de manhã) à avó.
    catano.

    ResponderEliminar
  6. Pois, é isso.. Às 18h já vai ser noite cerrada. Bah.

    ResponderEliminar