A fotografia de Alex Webb no nosso jardim

Por 10.7.12


Alex Webb: The Suffering of Light from Aperture Foundation on Vimeo.

Alex Webb é um fotógrafo californiano nascido em 1952. O seu trabalho é maioritariamente documental e de fotojornalismo. Durante a sua carreira colaborou com revistas como a New York Times, a National Geographic Magazine, a Life, entre outras. É, por isso, natural que já tenham admirado alguma das suas fotos. A sua preferência é a cor, mais especificamente o Kodachrome, que confere uma tonalidade bastante dura e contrastada ao seu trabalho, ajudando a criar a atmosfera dramática que muitos procuram apenas com o preto e branco. 
A rua, as pessoas, as situações do dia-a-dia são a matéria prima utilizada por Webb para criar várias camadas de informação necessárias para contar uma história. Mais do que uma arte puramente estética e estática no tempo, a fotografia tem que comunicar recordações, emoções, acontecimentos. 
Muitas vezes se diz que na fotografia menos é mais, mas no caso de Webb, o que o diferencia e o que nos faz admirá-lo tanto é precisamente a capacidade de conseguir magníficas fotos com composições complexas, com diferentes camadas de informação, resultando numa excelência que atinge um equilibrio momentâneo entre todos os elementos. 
Para hoje aqui fica um vídeo em que o autor fala um pouco do seu trabalho e daquilo que tem vindo a procurar como fotógrafo.

Nota: A partir de agora vamos passar a trazer um fotógrafo diferente todos os meses aqui para a nossa relva.

0 comentários