Julie & The Carjackers ao vivo no Ritz

Por 25.6.12 , ,


Há alguns anos que não pisava o Ritz Clube mas na passada sexta-feira, com a noite a cargo dos Julie & The Carjackers, pareceu-me ser a altura ideal para dar um salto a essa sala mítica da noite lisboeta, que reabriu com novo fôlego muito recentemente. Havia muita coisa a acontecer nessa noite (concertos no São Jorge, Musicbox, etc.) e o resultado foi uma sala não muito cheia, com uma ambiente calmo. 
A primeira parte ficou nas mãos dos Nice Weather for Ducks. Os rapazes têm energia em palco e tocam bem, apesar de as músicas não soarem a nada de muito novo. Nota-se bastante a influência dos Animal Collective, especialmente na música que abre o disco Quack, 2012, que é também a mais conhecida (pelo menos para nós), já que integra um dos separadores do Canal 180 (e que teima em ficar horas em repeat na cabeça). O maior senão foi mesmo o som da sala, que estava péssimo.  
Quando os Julie & The Carjackers subiram ao palco, a sala já estava bem mais composta e é fácil de perceber porquê. Esta banda já está noutro nível. Para além de o som ter melhorado muito - de certeza que houve uma atenção muito diferente durante o respectivo soundcheck - foi um dos melhores concertos de bandas portuguesas que vimos nos últimos tempos. Apesar de não ter sido longo, foi suficiente para perceber que há aqui muito trabalho, o que torna esta banda bem mais interessante ao vivo. Quem conhece as músicas do álbum Parasol, lançado pela Pataca Discos, vai ter uma agradável surpresa. Nada soa exactamente igual ao disco, os temas são recriados de forma a não soarem tão certinhos como os conhecemos, factor que pesa muito para a qualidade do espectáculo. Do início ao fim, um som completamente harmonioso, perfeito, com músicos talentosos. Digno de nota o trabalho do outro mundo do Bruno Pernardas na guitarra, a voz melodiosa da Inês Sousa e, claro, o mentor João Correia, que já nos tinha surpreendido com os dotes de baterista ao vivo a acompanhar Walter Benjamim, mas que neste conjunto, guitarra, voz e percurssões, dá gosto ver. Foi pena não os termos visto no Primavera Sound (por razões já discutidas aqui) mas, felizmente, eles vão dando alguns concertos. É claramente uma banda a não perder de vista, que queremos voltar a ver ao vivo com toda a certeza.

Nota: Na página da Optimus discos, podem ouvir e fazer o download gratuito do álbum dos Nice Weather for Ducks, Quack de 2012 e do EP homónimo dos Julie & The Carjackers de 2010. 

0 comentários