Mas afinal quem é a Lana Del Rey?

Por 4.11.11 ,


A rapariga está em toda a parte. Apareceu assim meio vindo do nada, as músicas começaram a passar na Radar e ficaram no ouvido mesmo antes de assimilar o nome dela à música, e desde então parece que está em todo o lado: nos sites, no facebook, nas notícias. Os Kasabian ou os Bombay Bicycle Club (só para dar dois exemplos) já fizeram covers (que podem ouvir se carregarem nos nomes das bandas) de um dos seus singles que já é um sucesso, Video Games. A par deste há também Blue Jeans (é um double A side single) e a verdade é que é dificil escolher qual deles o melhor - as músicas são as duas muito boas. Ainda nem sequer lançou um álbum e já assinou pela Interscope (a mesma editora de Feist, La Roux, Noah and The Wale, entre muitos outros).
Afinal, de onde é que ela veio? Fomos à procura e pelos vistos não somos os únicos a fazer esta pergunta. A New York Magazine convidou-nos a conhece-la, já em Setembro, apresentando-a como "a nova cantora que os bloggers adoram detestar" e conta a história toda. Lana Del Rey tem 24 anos e afinal chama-se Lizzy Grant (se forem a lizzygrant.com ou a lanadelrey.com vai dar ao mesmo). Já tinha lançado um disco com esse nome, que foi um fracasso. Decidiu retirá-lo do iTunes e com a ajuda das pessoas certas, com uma imagem e nome diferentes, eis que a mesma pessoa consegue atingir o sucesso. A Pitchfork (claro, what else?) classificou a Video Games como Best New Music, o que também ajudou muito de certeza, ela fez um vídeo para acompanhar a música et voilá! Sucesso garantido.
Ainda assim não consigo perceber qual é a grande chatice à volta de tudo isto. É uma questão de marketing e ela realmente há-de ter mudado alguma coisa na forma de fazer música, que agora funciona. Qual é o problema? Aqui podem ler a opinião de quem acha que ela está a enganar o mundo do pop rock indie, que ela não é uma das nossas, e na entrevista à Pitchfork podem ver que eles sabem quem ela é e não é por isso que não separam a música da imagem.

Vejam os vídeos, oiçam a música e decidam lá se gostam ou não.




3 comentários

  1. Esta pequena tem é ali um problema no lábio superior. Não se mexe.

    ResponderEliminar
  2. Ahahaha. Pois, dizem que a mudança de imagem dela também passou por uns lábios novos..

    ResponderEliminar
  3. Até começar a ler esta publicação, o título era uma mentira, porque a Lana Del Rey não estava no meu leitor de mp3. Agora sim, está. Fantástica descoberta.

    ResponderEliminar