Uma viagem ao Corvo

Por 26.10.11


Depois de tanta espera (e expectativa também) ontem foi dia de finalmente ver "É na Terra não é na Lua", um filme com 185 minutos sobre a pequena ilha do Corvo. Gonçalo Tocha e Dídio Pestana levam-nos numa viagem fascinante dividida em 15 capítulos, a uma ilha que se vai revelando pouco a pouco, à medida que os minutos passam. O vento, as ondas, o mar, o musgo; os cães, os gatos, as vacas, os porcos; a igreja, os queijos, o artesanato, os pescadores, as saídas à noite...
No final do filme ficámos com a sensação de que estivemos mesmo no Corvo com aquelas pessoas, naqueles lugares, que ouvimos presencialmente aquelas histórias.
Sente-se, durante todo o filme, a confiança e o à vontade que os habitantes depositaram nos dois rapazes que foram lá filmar e, graças a isso, pudemos ter acesso a situações espontâneas e do dia-a-dia, que tornam o filme belíssimo.
Se ontem não fizeram esta viagem com pouco mais de três horas - que passam mesmo a correr - ainda podem fazê-la sábado (apesar de a sessão já estar esgotada) e, quem sabe se algum sr. distribuidor quererá levar este filme às salas do país.
É uma viagem que vale tanto a pena.

0 comentários