Lentes para fotografia, por onde começar?

Por 18.2.15 ,

Fujifilm 35mm f/1.4 XF R


Volta e meia alguém me vem perguntar que escolha fazer entre duas máquinas fotográficas, uma pergunta natural para quem quer começar a fotografar e investir em material mais sério. Depois é que se começa a pensar nas lentes, flash e os acessórios habituais, mas raramente alguém começa por escolher uma lente e depois perguntar-se que mais precisa, o que pode vir a tornar-se um erro em pouco tempo depois.
No início, uma lente de kit, aquelas de plástico que normalmente vêm com o corpo da máquina, são suficientes, mas rapidamente começamos a perceber as limitações e a pensar investir numa lente mais luminosa e com uma distância focal que nos interesse mais para o tipo de fotografia que gostamos.
A Fujifilm, há uns dias, disponibilizou um site óptimo para nos ajudar a escolher uma lente. Se não percebem muito de distâncias focais ou abertura, é por aqui que devem começar. O simulador permite escolher diferentes lentes e aplicar diferentes valores de abertura. O resultado é uma foto que mostra quais os resultados consoante as escolhas e permite ainda comparar diferentes fotos de forma a compararmos melhor as mais variadas opções.
Acreditem que vai ser bem mais fácil perceberem o que podem fazer com diferentes tipos de lentes e escolher a lente que melhor se adapta ao vosso estilo.

0 comentários