Sobre o documentário Everybody Street

Por 28.11.13 ,


Na semana passada consegui finalmente ter tempo para ver o documentário "Everybody Street". Lera algures que estava disponível para alugar ou descarregar no Vimeo e aí fui eu investigar se valeria a pena ou se seria mais um conjunto de entrevistas, agrupadas sem sequência lógica mas embrulhadas num novo invólucro. É que vídeos desses existem às carradas no Youtube. Como o valor não me pareceu excessivo arrisquei. E ainda bem que o fiz. 
Em 85 minutos, Everybody Street acompanha alguns fotógrafos famosos que documentaram a atmosfera das ruas de Nova York, Bruce Davidson, Elliott Erwitt, Jill Freedman, Bruce Gilden, Mary Ellen Mark, entre outros. Existem dois aspectos que resultam muito bem no filme, a coerência na escolha dos fotógrafos e a preocupação, não apenas de mostrar trabalho fotográfico e modus operandi na rua, mas o cuidado de inserir as fotos nas respectivas épocas. Para o efeito, são usadas diversas vezes imagens de arquivo que nos transportam para os momentos decisivos em que estas fotos foram captadas, que se estendem por nove décadas de história. É também explorada, de uma forma bastante aberta e imparcial, a relação entre o fotógrafo e as pessoas retratadas nas ruas, em alguns caso de uma forma pacífica e sem confrontação, outras nem por isso. Existe também espaço para curiosidades, relatadas na primeira pessoa, que deixam transbordar a paixão, as motivações e as influências que movem estes indivíduos a fotografar.
Este é sem dúvida, um documentário obrigatório para quem aprecie fotografia e para quem precise de motivação para descer à rua e fotografar. 

0 comentários