IndieLisboa'13: as nossas escolhas

Por 19.4.13 ,

Torres & Cometas de Gonçalo Tocha

No meio de cerca de 240 filmes, escolher estes 13 é, basicamente, uma lotaria. De certeza que de lado vão ficar filmes tão bons ou melhores que estes, mas os festivais são mesmo assim, feitos de riscos - e a verdade é que não costumamos sair insatisfeitos das salas de cinema do IndieLisboa. Para este ano decidimos arriscar nestes filmes, se bem que para alguns já levamos algumas expectativas. Queremos ainda ver uma ou outra sessão de curtas metragens, onde costumamos ser surpreendidos pela positiva e também queremos tentar ver mais algum filme português.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Leviathan de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel

Simon Killer de Antonio Campos
Depois de After School, queremos ver onde nos leva Antonio Campos desta vez.

OBSERVATÓRIO
Sinapupunan de Brillante Mendoza
Ainda só vimos dois filmes deste realizador, mas é o suficiente para esta ser uma das escolhas obrigatórias para este ano. Entretanto, nos cinemas está em exibição Cativos, o filme anterior a este, que também queremos ir ver.

É o Amor de João Canijo
Depois do colosso que é Sangue do meu sangue, ficámos ansiosos por um novo filme de João Canijo e cá está ele. Ainda por cima, foi filmado nas Caxinas, em Vila do Conde, ou seja, mais um motivo para estarmos muito curiosos para o ver.

Models de Ulrich Seidl
Este realizador, muito por culpa do Ípsilon desta semana, é um nome incontornável da edição deste ano.   "O que é mais íntimo, mais privado é sempre o mais provocador porque nos descobrimos a nós próprios, porque vemos o que não queríamos ver", disse em entrevista.
Infelizmente, não devemos ir conseguir ver os seis filmes que vão ser exibidos, mas pelo menos este Models vamos tentar não perder. De qualquer das formas, espreitem os outros títulos: Paradise: Love, Paradise: Faith, Paradise: Hope, Jesus You Know e Animal Love.

Spring Breakers de Harmony Korine

INDIEMUSIC
The Secret Disco Revolution de Jamie Kastner

CINEMA EMERGENTE
Gimme the Loot de Adam Leon
Le grand soir de Benoît Delépine e Gustave Kervern
I Used to Be Darker de Matthew Porterfield

CINEMA EMERGENTE/COMPETIÇÃO NACIONAL
Um Fim do Mundo de Pedro Pinho
Fragmentos de uma Observação Participativa de Filipa Reis e João Miller Guerra

SESSÕES ESPECIAIS
Torres & Cometas de Gonçalo Tocha
Depois de É na Terra não é na Lua ter sido um dos nossos filmes preferidos em 2012, Gonçalo Tocha está de volta com um filme que nos leva à descoberta de Guimarães.

Ao clicarem no nome dos filmes têm acesso às sinopses, horários e locais onde vão ser exibidos. Os bilhetes custam 4 euros (mas há descontos para jovens até aos 30 anos e para desempregados) e há ainda as cadernetas voucher, que são uma excelente opção, pois podem ser divididos com quem quisermos e ficam muito em conta (10 bilhetes voucher = 30 euros; 22 bilhetes voucher = 55 euros). Consultem o site do IndieLisboa para mais informações e descarreguem a aplicação para smartphone para poderem aceder ao programa a qualquer altura.
Para outras sugestões de filmes, vejam aqui os 20 títulos propostos pelo Ípsilon.
Bom festival!

1 comentários

  1. Fiquei triste com o meu Indie este ano: não vi nenhum filme daqueles que só queres sair da sala e não ver mais nada, mas também não vi nenhum de que gostasse mesmo :(

    The Act of Killing, Spring Breakers, Sightseers e Frances Ha.

    ResponderEliminar