Os melhores concertos de 2011

Por 6.12.11 , ,

Paredes de Coura 2011

O ano passado deixámos os concertos para o final, mas este ano, para criar algum suspense quanto à nossa lista de melhores discos de 2011, vamos começar por aqui. Foi um ano de muitos concertos, muitos festivais, muito pó (foi um trauma), muitos quilómetros percorridos, algumas decepções, enfim, tudo faz parte (menos o pó). Claro que isto de escolher os melhores concertos não é nada fácil, porque depende muito de vários factores: do local, do som, do sítio onde ficámos, das pessoas à nossa volta ou até do nosso estado de espírito. Sabemos bem que um concerto podia ser visto duas vezes nas mesmas condições que nunca nos iria parecer igual. Ainda assim, para fazer esta (ou outra) lista tentámos deixar de parte esses factores externos e concentrar-nos sobretudo na prestação da banda (se bem que em algumas situações isso foi complicado).

Para 2012 temos dois desejos: primeiro, que o SBSR saia do Meco (mas não nos parece nada...) e segundo, que o Lux invista num sistema de som decente para a sala de concertos. Já chateia pagar sempre um mínimo de 20 euros e sair de lá com os ouvidos a doer.

E agora, aqui fica a nossa lista dos melhores concertos que vimos este ano:

Sufjan Stevens no Coliseu de Lisboa
Foi perfeito. O Sufjan e os restantes músicos, que em muitos momentos mais pareciam uma orquestra, estavam em sintonia. O som estava irrepreensível, a estrutura do concerto não podia ter sido melhor e, para além de um grande concerto, foi um grande espectáculo. Ficámos fascinados do início ao fim e nenhum de nós se lembrava de ter assistido a um concerto em que tudo fosse tão harmonioso.

Tame Impala no SBSR (palco secundário)
Esta foi uma daquelas bandas que vimos na altura certa. Depois de meses a ouvir em repeat o álbum Innerspeaker, ter assistido ao concerto ao final da tarde no SBSR (quando ainda não havia grande pó e no palco secundário havia menos confusão) foi muito bom. A banda esteve à altura das nossas expectativas, que não eram baixas, e ficamos cheios de vontade de os voltar a ver.

Chromeo no SBSR (palco secundário)
Costumávamos divertir-nos muito a ouvir estes dois em casa e no carro, mas a verdade é que não estavámos à espera que eles dessem um concerto tão bom. Foi uma óptima surpresa (e ainda bem que foram parar ao palco secundário). São super divertidos, a música tem muita energia e ficámos a saber como é que se dá uma festa num concerto. Alguém os traga cá de novo, por favor.

Crystal Stilts em Paredes de Coura 
Com um último álbum bastante bom, os senhores Cristal Stilts apareceram-nos em Paredes de Coura prontos para rockar num belo final de tarde. O ambiente entre a banda e o público estava óptimo e até pudemos esperar por eles deitados na relva e tudo.

Battles em Paredes de Coura
Este foi um concerto bombástico. Nós nem sabíamos que era possível alguém tocar bateria com tanta energia. Apesar de os álbuns transmitirem a força da música, ao vivo tudo ganha uma nova dimensão. Grande concerto (quem nos dera tê-los visto agora na Casa da Música).

Pulp em Paredes de Coura
Foi uma bela surpresa. O Jarvis Cocker estava em grande forma, sempre a falar com o público naquele seu jeito very british, mas ao mesmo tempo sem a parte snob, que até estavamos à espera. Divertimo-nos imenso, cantamos (só para nós) todos os clássicos, até chegamos a saltar. Foi uma alegria. (E ainda bem que estávamos no maravilhoso anfiteatro natural de PdC.)

Suuns no Musicbox Lisboa
Este foi um dos últimos que vimos, mas a verdade é que os quatro canadianos sabem mesmo fazer e tocar música ao vivo. Ficámos impressionados. (Podem lembrar o post que fala do concerto aqui.)

Capitão Fausto no Musicbox Lisboa
Reconhecemos que foi bom o primeiro contacto com a música dos Capitão Fausto ter sido ao vivo, porque apesar de o álbum soar bem, eles ao vivo são muito mais poderosos. É impossível não ficar contagiado com a energia destes rapazes, que tocam tanto e tão bem. É um concerto a repetir.

Girls no Lux
Foi um concerto muito bonito mesmo. Apesar de o som não estar grande coisa, foi possível ouvir as músicas sem muito incómodo (só algum, vá) e percebemos que os Girls são mesmo grandes músicos e que as suas canções ao vivo soam muito, muito bem. (Falámos do concerto aqui.)

Menções honrosas
Arcade Fire no SBSR (palco principal)
Eles foram incansáveis. Deram um concerto e tanto, tocaram, saltaram, deram tudo para que o concerto fosse inesquecível. Mas, infelizmente, o som estava péssimo, o pó era muito, as pessoas a passar e a empurrar eram uma constante e isso influenciou muito o concerto. Foi uma pena.

Twin Shadow no Lux
Quase que era um excelente concerto, se o som não estivesse a estourar. Passar um concerto a sofrer, porque o som está demasiado alto e cada nota do baixo ou da guitarra faz os nossos tímpanos gritar, é muito mau. Mais um que foi triste ter sido assim, porque a banda é muito boa e vista num sítio decente deve ser uma delícia.

0 comentários