Uma rede social alternativa

Por 3.10.11 , ,



Ao contrário de muita gente, não consigo ficar dependente do Facebook. Eu tentei. Evitei jogos, quizes, tretas várias, pokes e outros que tais; escondi pessoas que não partilham nada que me interesse, pessoas que teimam em querer contar todos os pormenores das suas vidas, tudo com o objectivo de o tornar mais interessante. Mas quando as coisas pareciam estar a melhorar, resolvem mudar as definições de quase tudo. E pronto, mais umas semanas até me conseguir habituar ao novo formato, bah. O Facebook está a ficar complicado e isso torna-o uma seca. Pensando por exemplo nos sms's: porque razão são um sucesso? Porque são simples demais. Até a avózinha, que nem sabe o que é o teletexto, os envia.

Este pequeno desabafo serve para introduzir o tema principal: estou oficialmente viciado no Instagram. Eu sei, eu sei, apenas existe para iPhones e que nem toda a gente os tem, mas é pena. Continuo à espera que em breve saia para Android e aí poder chegar a todos os que já aderiram aos chamados smartphones. Mas o que é o Instagram? Não é mais que um twitter mas de fotos, embelezadas com uns filtros retro que ajudam muito a tornar as nossas fotos bem mais interessantes. É possível criar uma fotoreportagem de tudo o que nos rodeia e partilhar. Esta aplicação é um bálsamo para o voyeur que há em nós. Fotos e mais fotos, todos os dias, todas as horas, todos os segundos. Nós escolhemos quem queremos seguir, as pessoas escolhem-nos a nós, pelas nossas fotos ou porque são nossos amigos. A ideia é ver o mundo pelos olhos dos outros. É tão simples, tão óbvio, que rapidamente se torna viciante. Existem já 10 milhões de utilizadores registados que se podem seguir diariamente. Deixo alguns exemplos das fotos de utilizadores que sigo. Contra a crise, fotografar, fotografar.

 Mike V / Immo / Socobloke

3 comentários

  1. Pois. http://p3.publico.pt/actualidade/media/919/estamos-ficar-cansados-das-redes-sociais-que-temos

    ResponderEliminar
  2. Jovem, tenho pena que não sejas muito activo no face, que assim sabia o que andavas a fazer :-)Eu cá já escondi quem não me interessa portanto o face tornou-se muito familiar.

    Quanto aos i phone... pois. o meu tlm é super básico coitado, só telefona imagina tu.
    :-P
    beijinhos e saudades

    ResponderEliminar
  3. Eu sei, eu sei amiga. Mas hoje quase trocamos os clássicos "cafés" com uma simples ida ao FB, porque esperamos encontrar o que se passa com os nossos amigos. O erro foi meu, comecei mal a minha utilização do FB e agora precisava de grandes mudanças para o tornar útil desse ponto de vista. Por isso acabei por me interessar por alternativas. Na realidade a ideia por trás do nosso fofoGrafs não é muito diferente do Instagram, claro num universo muito, muito pequeno. :) bjs

    ResponderEliminar